Em 2011, a Portaria MF nº 257/2011 visava ajustar o custo da DI, que aumentou quase 5 vezes em comparação ao valor que era cobrado anteriormente. Em 2020 o STF considerou esse aumento inconstitucional. Hoje, quem atua no Comércio Exterior, se questiona sobre “Como interpretar essas cobranças e alterações?”
Se você é despachante, advogado aduaneiro, importador ou contador, é de se imaginar que todos estes eventos te tirem o sono! O cabelo branco que surgiu em 2011 parece ter nome e sobrenome: Taxa Siscomex.
Calma… Vamos desembaraçar juntos? No dia 25 de maio vamos realizar o Webinar Restituição da Taxa Siscomex: entenda e se prepare para as mudanças.
Melina Hidalgo | Advogada na Aguiar & Vendruscolo
Professora de Exportação e Fluxos Operacionais na Uninter e de Direito Aduaneiro na Pós-graduação da Uninter. Pós-Graduada em Direito Tributário pelo IBET (2014) e em Planejamento e Gestão de Negócios pela FAE Business School com ênfase em Comércio Exterior. Vice-Presidente da Comissão de Direito Aduaneiro, Marítimo e Portuário.
Fabiane Brites | Head de Jurídico & Compliance na Logcomex
Formada em Direito pela Unicuritiba com especialização em Advocacia Empresarial e em Direito Contratual. Sólida experiência na área jurídica de multinacionais, startups e fintechs de diversos segmentos.
Feito com 💜 em Curitiba.